Tesouro Direto

1234 ... 65

Tesouro Direto

investidorderisco
Administrador
Esta mensagem foi atualizada em .
Tópico destinado a comentar e discutir estratégias de investimento em títulos públicos federais.

Informações

Metas de Inflação
Relatório Focus
Atas do Copom

Artigos sugeridos

Títulos Públicos Federais
Painel do Tesouro Direto (menu Informações -> Características)
Determinação das taxas de juros dos Títulos Públicos Federais
Precificação das Letras do Tesouro Nacional (LTN)
É Possível Lucrar 30%, 40%a.a. no Tesouro Direto
Painel do Tesouro Direto (menu Informações -> Estratégia)
Tesouro Direto: Estratégias de investimento
Dívida Pública - A Experiência Brasileira

Cursos

Carteira Rica - Renda Fixa e Tesouro Direto
Tesouro Direto Descomplicado
Mapa do Tesouro Direto

Visando melhorar a performance (velocidade de processamento) das consultas e mensagens mais atuais, foi criado o tópico 'Tesouro Direto - Histórico' onde podem ser consultadas as mensagens antigas.

Re: Início das vendas das NTNB's

Talibã
Tenho uma duvida. Já vi aqui nesse fórum, para se ter foco nos juros reais. Nesse ano com inflação baixa, temos juros reais batendo nos 8 9%. Porém quem retira os rendimentos de um tesouro selic para viver, por exemplo, viu seu "salário" cair 35%. Então como focar nos juros reais, vendo a renda cair tanto?

Re: Início das vendas das NTNB's

investidorderisco
Administrador
Talibã, o "salário" não caiu. Como vc citou, foque nos juros reais. Se o seu "salário" são os juros reais, na verdade ele subiu já que a inflação caiu muito mais rapidamente que a selic...

Veja o gráfico: http://investidorderisco.blogspot.com.br/2015/06/painel-do-tesouro-direto.html
Clique no submenu horizontal em Inflação x Selic

Mas sua questão faz sentido para os próximos 12 meses... Se projetarmos uma selic média de 8% e inflação de 4,25% teremos juros reais de 3,75%a.a.

Como focar nos juros reais? Bom, o que faço em relação ao Tesouro Selic é uma média de juros reais para considerar como renda. Se vc fizer uma média de IGPM e IPCA e apurar os juros reais a partir deste número, em média tivemos juros reais de 4,6%a.a. nos últimos 10 anos. Eu fixei 4,5% como taxa de retirada segura para Tesouro Selic. Assim, mesmo com os juros reais acima desse patamar, retiro apenas os 4,5% o que garante uma gordura para os tempos de juros reais abaixo desse patamar...

Vou retirar 4,5% a.a. sempre? Pode ser que não. Se os juros reais no Brasil baixarem estruturalmente terei que rever este percentual.

Re: Início das vendas das NTNB's

Robson Nunes
IR, obrigado por essa dica. Esse assunto de SWR é muito interessante e infelizmente pouco explorado nos blogs e sites de finanças do Brasil.

Nos EUA tem aquela taxa canônica de 4% baseada no estudo Trinity, em que concluíram com dados históricos que uma carteira de investimentos com 50% em ações e 50% em bonds tende a durar 30 anos com 95% de chances de sucesso (desde que o mercado se comporte de maneira parecida com o histórico).

Por aqui tem alguma coisa parecida? Você estabeleceu esses 4,5% de SWR somente pra LFT ou pra toda a carteira? Poderia falar um pouco mais sobre a estratégia que você utiliza para gerenciar as retiradas (para uma carteira na fase de distribuição)?

Obrigado!

Re: Início das vendas das NTNB's

GILMAR
Boa tarde,
I R. uma dúvida sobre VN no dia 17 houve uma correção no  valor até 14 7 era  R$ 2.999,72 e 17 07 R$ 2.992,82= (0,23%) qual motivo?
Grato.

Re: Início das vendas das NTNB's

investidorderisco
Administrador
Em resposta à esta mensagem postada por Robson Nunes
Estabeleci 4,5% para LFT e títulos pós fixados com 100% do CDI, baseado no histórico de taxa real de juros de nossa economia... Títulos pós que pagam acima disso a retirada é 4,5% + a diferença.

NTN-B uso os cupons como renda. Como só compro em momentos de altas taxas de juros, a diferença entre o cupom (6% sobre o VNA) e o lucro real da operação vai para suprir as perdas com IR.

Ações e FII's utilizo os dividendos.

O resto é balancear a carteira de acordo com o perfil.

Há algum tempo escrevi sobre isso de uma forma mais geral no post:
http://investidorderisco.blogspot.com/2013/09/viver-de-renda-missao-dificil-mas-nao.html

Não conhecia esse estudo Trinity. Vou pesquisar a respeito... Valeu!!!

Re: Início das vendas das NTNB's

investidorderisco
Administrador
Em resposta à esta mensagem postada por GILMAR
O motivo foi que houve deflação. O VNA é corrigido pelo IPCA, que foi negativo no período.
IPV

Re: Início das vendas das NTNB's

IPV
Há alguns dias coloquei um gráfico das taxas do TD-IPCA e do TD Pre+23. Hoje vou colocar os DIs também.

O DI25 retornou ao patamar pré-Joesley, e o DI19 caiu mais, até porque o tempo é curto até o final de 2018 e vai acompanhando a expectativa da Selic + um prêmio pequeno. Segue o gráfico dos DIs:

Já no TD, tanto IPCA+24, IPCA+35 e IPCA+45 ainda não chegaram no nível pré-crise. O IPCA+19 acompanhou a queda do DI e o Pré-23 também.

Considerações:
1. TD-Pré+23 está com 5 pontos percentuais a menos. Fiz isso para ficar mais fácil de visualizar no gráfico.
2. Para facilitar, tracei linhas horizontais partindo do ponto em que estavam as taxas dos TDs no dia 17/05
 TD-IPCA+19: linha mais baixa - está na cota de 4,60
 TD-Pré+23: próxima linha - está na cota de 5,03 (portanto o valor correto é 10,03)
 TD-IPCA+35/45: logo acima da linha do TD-Pré+23 - está na cota de 5,09
 TD-IPCA+24: logo acima da linha do TD-IPCA+35/45 - está na cota de 5,11
3. As taxas são as de venda de acordo com o histórico do site do TD

Re: Tesouro Direto

ponce2804
Em resposta à esta mensagem postada por investidorderisco
IR, atualmente tem investido em que?
ações?
estou quase todo carregado em 75% ntnb35 e o resto em Tesouro SElic.
Quando acha que o ciclo de queda de juros termina? pretende liquidar suas posições nas NTNB´s 35 antes das eleições  do ano que vem?

valeu demais!! me ajudou mto naquela época que estava tão boa pra lucrar....(durante governo Dillma)

Re: Tesouro Direto

Talibã

Re: Tesouro Direto

investidorderisco
Administrador
Em resposta à esta mensagem postada por ponce2804
Atualmente meus aportes tem ido para FII's, ações e xp gold... Quando o aporte é em renda fixa estou indo de Tesouro Selic.

Pretendo liquidar as posições em NTNB quando as expectativas de inflação estiverem apontadas para cima, as taxas de juros se estabilizarem e as apostas forem de altas futuras.

Acredito que o COPOM deve testar a mínima histórica da Selic em 7,25% ou próximo disso... Se vai ser ainda em 2017 ou somente em 2018 ainda não dá pra prever...

Temos mais 3 reuniões do COPOM em 2017. O mercado aposta que na próxima reunião os juros vão a 8,25%. Depois disso as quedas devem desacelerar.

Quer um chute sobre as próximas decisões do COPOM em relação a Selic?
setembro - 8,25%
outubro - 7,75%
dezembro - 7,50%

Talvez na primeira reunião de 2018 chegue aos 7,25% e depois o ciclo de queda deve ser interrompido por um bom tempo para avaliar o comportamento da inflação.

As eleições do ano que vem vão influenciar, mas ainda não tenho nenhuma decisão a respeito...

Re: Tesouro Direto

investidorderisco
Administrador
Em resposta à esta mensagem postada por Talibã
O Ciro Gomes tem algumas boas propostas, mas é um perigo para a economia. Quanto mais o ouço, mais claro fica que ele acredita piamente que é possível moldar a economia ao seu bel prazer... Com ele vai ser Keynesianismo na veia...

Re: Tesouro Direto

Acionista25
Parabéns IR.Você é o cara!Estava há algum tempo sem me pronunciar por preguiça de me cadastrar no
Nable. Mas,sempre acompanho o fórum:
Antifrágeis está muito bom;
Discussão sobre a dívida pública sempre pertinente.Inclusive Temer acaba de vetar proposta de auditoria da dívida na LDO, alegando que o TCU já faz;
Ciro realmente é preparado,mas o acho esquerdista.E atira contra todos,mas fez oligarquia no Ceará;
Por fim,estava pensando justamente qual a hora de sair da NTN-B, visto que o focus já definiu os números
para Inflação e Selic respectivamente  em  17:3,45% e 7,50%, e em 18:4,20 e 7,50%.Quanto compensaria esperar mais para 18? Talvez justamente esperar uma alta da inflação,o que seria o time que você falou?
Então me pergunta seria, mesmo no fim de 2017 a gente saindo das NTN-B e aplicando no Tesouro Selic não seria mais rentável no final, mesmo após sairmos as NTN-B cair mais(exemplo de 4,50% para 4,0%)?
Abraços e vida longa ao Fórum!

Re: Tesouro Direto

investidorderisco
Administrador
Aí entra na avaliação a relação risco/retorno. O que vc pode ganhar e o que vc pode perder se for alongando o período de permanência na NTN-B. Quanto menores as taxas de juros maiores os riscos e menores os retornos potenciais... Uma hora esta relação fica desfavorável e mesmo que deixemos de ganhar alguma coisa acaba sendo melhor realizar a troca...

Re: Início das vendas das NTNB's

Talibã
Em resposta à esta mensagem postada por investidorderisco
Alguém viu ontem sobre a proposta de tributação de fundos exclusivos ou algo assim, relatados pela equipe econômica? Isso atinge nós, meros mortais? hehe

Re: Início das vendas das NTNB's

investidorderisco
Administrador
Dificilmente algum de nós, meros mortais, investimos em fundos exclusivos. Pelo que eu entendi, a proposta seria passar a tributação desses fundos para a mesma regra dos fundos abertos, incluindo o come cotas. Hoje os fundos exclusivos só são tributados no momento do resgate...

Pra onde vão às NTNBs

Hunter
Em resposta à esta mensagem postada por investidorderisco
Fala IR.

Rpz, temos visto que as taxas mais longas do DI têm resistido a cair, não obstante toda a expectativa de redução de juros no curto prazo.
Será que, no fundo, a turma não tá tão comprada, assim, com a ideia de que o fiscal federal será realmente arrumado.
Daqui até o fim do ano, a Selic deve chegar uns 7%, 7,5%.
Uma Selic dessa e uma NTNB acima de 5% não sinaliza uma tremenda "falta de confiança", mesmo com a inflação no chão?
Com esse cenário de Selic se concretizando até o fim do ano, como você acha que as NTNBs mais longas (35, 45 e 50) vão se comportar?
Será que não cederão, pelo menos um pouco? Para uns 4,5%?

Re: Pra onde vão às NTNBs

investidorderisco
Administrador
Sua análise faz sentido. DI Futuro longo com taxas de juros ainda altas é sinal de que o mercado aposta na continuidade de juros e inflação a níveis elevados no longo prazo, ou seja, considera selic de 7,50% um alvo temporário e não uma mudança de patamar. Vc acerta novamente ao identificar que somente uma mudança na área fiscal pode levar a juros estruturalmente mais baixos.

De qualquer maneira, se formos avaliar o cenário para os próximos 12 meses, supondo inflação a 4% e selic a 7,5%, temos juros reais projetados de 3,50%. Considerando ainda um prêmio (spread) entre 0,5% e 1% pelo risco de carregar títulos mais longos, acredito que entre 4,00% e 4,50% é uma taxa justa para NTN-B quando chegarmos aos 7,50% de selic e, chegando lá precisaremos reavaliar as projeções... A selic ainda está a 9,25% e portanto NTN-B a 5,xx% está compatível com a realidade atual e com as projeções futuras...

Re: Crise mundial - liquidez e bancos centrais

maxmsx
Em resposta à esta mensagem postada por investidorderisco
IR e Amigos do forum,

Já devem conhecer o blog Viver de Renda, no ultimo post o autor define a estrategia que vai usar para iniciar os investimentos no exterior e assim começar a diluir o risco de investir apenas no brasil.

Embora não tenha entendido profundamente, me pareceu bem interessante, se alguém tiver algum comentário sobre e quiser compartilhar...

Sim... tenho pesquisado a respeito... Iniciei uma série no blog "Que Venha o Crash" para falar sobre isso...
Iniciei a série explorando alternativas para proteger a carteira de investimentos sem muita complicação e em seguida pretendo escrever sobre a bolha de crédito resultante do excesso de liquidez e como isso poderá impactar o país e o mundo.

Para acompanhar com alguma frequencia faço buscas por termos como dollar collapse, Jim Rogers, Ron Paul, James Rickards...

Mais recentemente passei a acompanhar mais de perto o podcast do Peter Schiff https://www.youtube.com/user/SchiffReport/

Se você responder a este email, a sua mensagem será adicionada à discussão abaixo:
http://forum.1120712.n5.nabble.com/Tesouro-Direto-tp12337p14581.html
Para remover sua inscrição de Tesouro Direto, clique aqui.
NAML

Re: Crise mundial - liquidez e bancos centrais

investidorderisco
Administrador
O post tem bastante informação interessante... Posso dizer que não gostei do ETF escolhido devido a baixa diversificação... ainda tenho muitas dúvidas se realmente vale a pena investir recursos no exterior para quem vive no Brasil... e se for investir recursos no exterior, Europa e EUA são mesmo as melhores alternativas, mesmo estando em franca decadência aos olhos da história???? O mundo ocidental passa por graves problemas em relação a dívida pública... Não seria sair de um problema e cair em outro, talvez pior ainda? Temos vários episódios de guerras, e de países aniquilados financeiramente ao longo dos últimos três séculos... Não é mera ilusão achar que EUA e Europa são portos seguros?  Não deveríamos olhar com mais atenção para países mais sólidos em relação às finanças públicas??? Sigo pensando...

Um dia quero conhecer a Nova Zelândia... Quem sabe quando eu for não fique por lá... Aí eu explico pra vcs detalhadamente como investir na Oceania... rsrsrsrsrsrs
1234 ... 65