Fundos de Investimento

12345

Fundos de Investimento

Baft
Pessoalmente, não gosto de fundos (tx de adm, tx de performace, come-cotas, sem FGC, etc...), mas às vezes olho os rankings e fico tentado a aplicar em algum multimercado, cambial, etc...

Gostaria de abrir a discussão se vale a pena investir em fundos (ou é melhor ficar só no TD e renda fixa mesmo)...quais os prós e contras...fundos mais recomendados...

Agradeço a quem opinar.

Re: Fundos de Investimento

investidorderisco
Administrador
Basicamente a vantagem de aplicar em fundos é passar para o administrador a tarefa de gerir a carteira de investimentos, confiando em sua competencia... Mas estes fundos não fazem milagres... Um multimercado investe em Renda fixa (TD e títulos de bancos), cambio, ações etc... Entao voce pode administrar a propria carteira ou pagar a taxa de administração para o fundo...

Re: Fundos de Investimento

Baft
Para um novato que só aplica em renda fixa e TesouroDireto (e portanto dificilmente consegue rentabilidades da ordem de 30%, 40% aa como alguns fundos conseguiram nos últimos anos, repetidamente), não seria interessante diversificar com uma carteira de fundos com foco nos mercados que não domina (ações, cambial, etc...) ???? Pelo menos até adquirir conhecimento suficiente para operar nesses mercados por conta própria...

Nesse sentido, quais seriam as perspectivas futuras para esses fundos que performaram bem com a alta dolar???? será que compensa sair um pouco da RF/TD neste momento para aplicar em fundos??? ou no longo prazo acaba elas por elas???

valeu

Re: Fundos de Investimento

investidorderisco
Administrador
Se o gestor tiver um time muito bom e mudar na hora certa de dólar para ações, por exemplo, o fundo tende a performar melhor... Mas no geral acaba ficando elas por elas, pela dificuldade de acertar o momento ideal de cada casse de ativos...

No geral as perspectivas futuras é de ficar elas por elas... Mas alguns gestores poderão acertar na mosca...

Re: Fundos de Investimento

Luiz A
Em resposta à esta mensagem postada por Baft
Minha experiência pessoal no meu caso, mostrou que os resultados dos investimentos que fiz diretamente em TD, em CDB's, LCIs, LCA's, CRA's, etc....foram melhores que os resultados que obtive em fundos DI, fundos multimercados, fundos de hedge, fundos de inflação, fundos de crédito privado, etc....
Uma dificuldade que tenho/tive com os fundos é que quando a performance cai não consigo saber com a instituição financeira, o portfolio exato dos papéis da carteira, os prazos de vencimento e as taxas compradas e de marcação a mercado, e consequentemente não consigo decidir se continuo no fundo ou se resgato. Isto não acontece com as aplicações feitas diretamente e sobre as quais tenho "controle" e informações para saber se mantenho ou resgato, ou aplico mais. Por exemplo, em uma aplicação no TD, mesmo estando no "prejuízo" posso decidir aportar mais para aumentar a taxa média e esperar ganhar mais no futuro quando as taxas cairem. Em um fundo multimercado, as instituições misturam TD com ações e você não consegue saber quais papeis estão performando bem ou mal, se são as ações ou os titulos públicos.

Re: Fundos de Investimento

Rbtpinheiro
Em resposta à esta mensagem postada por Baft
Boa noite. Gostaria de contribuir com um link em que consta a tabela de rentabilidade dos fundos da Empírica Investimentos: http://empiricainvestimentos.com.br/quadro-de-rentabilidade/
Há alguns com excelentes rendimentos. Difícil seria acertar na escolha.
CLS

RE: Fundos de Investimento

CLS
Rbtpinheiro, olá

Se entendi bem eles tem apenas 1 fundo disponível para clientes individuais, no caso nós, é isso mesmo?

Date: Tue, 29 Mar 2016 19:46:56 -0700
From: [hidden email]
To: [hidden email]
Subject: Re: Fundos de Investimento

[...]

Se você responder a este email, a sua mensagem será adicionada à discussão abaixo:
http://forum.1120712.n5.nabble.com/Fundos-de-Investimento-tp8420p9267.html
Para criar um novo tópico em Fórum, mande um email para [hidden email]
Para remover sua inscrição de Fórum, clique aqui.
NAML

RE: Fundos de Investimento

Rbtpinheiro
É isso mesmo. Devia ter detalhado melhor no post anterior.
MIG

RE: Fundos de Investimento

MIG
I R
Boa tarte

Por gentileza informar o seguinte, o fundo multimercado do BTG (: BTG PACTUAL MULTISTRATEGIES FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO) esta com os valores assim distribuídos:
Patrimônio líquido =   702.831.479,61
Total da carteira    =   743.977.519,11
Conforme dados acima faço a seguinte pergunta, com o P L menor do que a carteira isso implica na segurança do investidor ou o contrário, existe e qual seria o risco, é melhor realizar e aplicar no TD?

Desde já agradeço a sua valiosa atenção.

MIG

RE: Fundos de Investimento

investidorderisco
Administrador
Deve haver operações compromissadas na carteira do fundo o que gera esta diferença...
Acredito também que o fundo possua boa parte de seus investimentos no TD e em outros títulos de renda fixa... Por este motivo específico não faz sentido trocar...

MIG

RE: Fundos de Investimento

MIG
Valeu I R

Abs.

Re: Fundos de Investimento

GustavoP
Em resposta à esta mensagem postada por Baft
Baft, tudo depende de seu perfil de investidor.

Nem 8 ou 80. Vale a compra de títulos com tesouro, devido a alta rentabilidade real e possibilidade de maiores ganhos com o ágio na venda dos títulos no longo prazo.

Porém, tem muito fundo multimercado bom. Principalmente quando a taxa de juros começar a cair, estes fundos serão cada vez mais representativos em relação ao CDI.

Me mande um e-mail que te encaminho algumas opções para você avaliar, sou sócio de um escritório da XP Investimentos.

gustavo@imperioinvestimentos.com

Abraços!

Re: Fundos de Investimento

JASON
BOA TARDE..
ACHO QUE NO MOMENTO ATUAL OS FUNDOS NO MOMENTO ATUAL NÃO SÃO BOM INVESTIMENTO,POREM COM O INICIO DA SELIC ACHO QUE COMEÇAM SER INTERESSANTES,POIS OS GANHOS NAS RENDA FIXA IRA NÃO SERÃO TÃO BOAS...
APROVEITO PARA ABRIR UM QUESTIONAMENTO...QUE TIPO DE FUNDO SERIA INTERESSANTE EM UM CENARIO DE SELIC BAIXA???
CLS

RES: Fundos de Investimento

CLS

Os fundos multimercados normalmente sobem quando a Selic cai. Pode ser uma boa pedida.

[...]

http://forum.1120712.n5.nabble.com/Fundos-de-Investimento-tp8420p11999.html
Para criar um novo tópico em Fórum, mande um email para ml-node+[hidden email]
Para remover sua inscrição de Fórum, clique aqui.
NAML

Re: RES: Fundos de Investimento

linelson
Melhor comprar IPCA 2035 mesmo

RE: Fundos de Investimento

jose
Em resposta à esta mensagem postada por investidorderisco
I.R. gostaria de uma opiniao sua sobre o Fundo Artesanal CP FIC FIM. Achei muito regular e bem acima do CDI.

Obrigado

Jose

RE: Fundos de Investimento

investidorderisco
Administrador
Pesquisei o último relatório do fundo:
http://artesanalinvestimentos.com.br/fundos/fundos-abertos/artesanal-credito-privado-fic-fim

É um fundo que investe em em FIDC's (direitos creditórios). Para quem não sabe o que é isso, trata-se de empréstimos concedidos a empresas com a garantia de recebíveis como cheques, duplicatas, cartao de crédito etc.

A carteira do fundo tem um perfil de risco moderado:
20% - AA e A+
60% - A e A-
20% - BBB-, BB e B

É um fundo interessante para diversificar a carteira de renda fixa. Se por um lado não conta com garantia do FGC, por outro lado o patrimônio do fundo é separado do patrimônio das instituições financeiras que concedem os créditos.

Num momento conturbado da nossa economia e com possibilidades de aumento dos níveis de inadimplência o risco deste investimento também aumenta, o que justifica juros mais elevados na concessão dos empréstimos e consequentemente maior rentabilidade para os detentores do fundo.

O grande problema de investir neste tipo de fundo é a falta de informação. O gestor informa o perfil de risco da carteira, mas não informa a lista dos devedores, se há ou não concentração de crédito, a situação de inadimplência atual de cada empréstimo... Sabemos que há muitos questionamentos sobre as casas de classificação de risco e as gestoras de recursos... Será que estes ratings são confiáveis?

Enfim... Agora é analisar a relação risco x retorno e decidir... eu não aplicaria um percentual importante da minha carteira neste fundo...

RE: Fundos de Investimento

jose
Valeu IR, obrigado pela dica.
CLS

Res: Fundos de Investimento

CLS
Colegas de fórum um feliz natal a todos que nosso presente Seja mais saúde paz e mais sabedoria para seguirmos fazendo deste fórum  um local de referência e qualidade em investimentos....
Obrigado ao IR por elevar o nível e facilitar o processo.

Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

Se você responder a este email, a sua mensagem será adicionada à discussão abaixo:
http://forum.1120712.n5.nabble.com/Fundos-de-Investimento-tp8420p12349.html
Para criar um novo tópico em Fórum, mande um email para ml-node+[hidden email]
Para remover sua inscrição de Fórum, clique aqui.
NAML

Re: Res: Fundos de Investimento

Talibã
O que vocês acham de investir nestes fundos para se ter liquidez. Há fundos d+0, com isso ganha se o custo de oportunidade, do que ficar travado numa LC sem liquidez.
12345