Administrador
Esta mensagem foi atualizada em .

Fundos Imobiliários

investidorderisco
Administrador
Esta mensagem foi atualizada em .

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

Marcelo781
Parabéns pela iniciativa IR! Acompanho sempre o ranking dos FII's e seu trabalho me ajuda muito!

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

investidorderisco
Administrador
Opa! Primeirão a comentar no tópico dos FII's!!!

Valeu!!!

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

Guilherme
I.R. fala um pouco do BBPO11, vale a pena manter até 2022 ou migrar pra NTNB 2035/2050. Abç.

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

investidorderisco
Administrador
BBPO11 é um fundo proprietário de bons imóveis e bastante seguro, pelo perfil dos contratos de aluguel e pelo inquilino (Banco do Brasil)... Porém o fundo vem sendo negociado no mercado por um valor cerca de 10% superior ao valor de seu patrimônio líquido... Por este motivo, no setor de agências, tenho preferência por AGCX11 (imóveis alugados para a Caixa).

Qto a questão sobre migrar para NTN-B... Bom, Fundos imobiliários são mais rentáveis, porém mais arriscados... Antes de mais nada você deve avaliar o seu perfil de investidor, e decidir o percentual de sua carteira destinado a fundos imobiliários e o percentual destinado ao Tesouro Direto... Tendo isto em mente, a migração de qualquer FII para TD e vice-versa deve ocorrer periodicamente (por exemplo de 6 em 6 meses), visando rebalancear a carteira e manter o percentual de participação de cada mercado conforme definição inicial... Esta definição de participação de cada mercado na carteira também deve ser revisto periodicamente de forma a manter seus investimentos coerentes com seus objetivos...

Adicionalmente, embora os mecanismos de precificação sejam bastante diferentes, na prática a taxa de juros impacta os fundos imobiliários de forma parecida a NTN-B e as cotações do FII's também tendem a subir com a futura queda da selic...

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

Marcelo781
Eu também prefiro AGCX11 no setor de agências que além de estar melhor precificada ainda tem potencial de melhora, já que algumas novas agências que estão em construção ainda serão entregues ao fundo.

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

ZEHRO
Em resposta à esta mensagem postada por investidorderisco
Bom dia já aplico no KNCR11, porem quero aplicar em outros.

Pode me passar uma sugestão de carteira para eu investir 100K?

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

investidorderisco
Administrador
Envie um email para investidorderisco@hotmail.com que te ajudo nesta questão...

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

RG iniciante
Estou vendo que nos últimos dias o TD melhorou os rendimentos e a bolsa caiu consideravelmente. Já os FII parecem estar em outro mundo, pois permaneceram imunes aos últimos acontecimentos! Não era para já ter havido uma desvalorização das cotas nos últimos dias (acompanhando a lógica dos demais TD e bolsa)?  Alguém comenta?

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

investidorderisco
Administrador
Também estou achando bastante interessante isso... Porém vale lembrar que os FII's sofreram bastante nos últimos anos e de certa forma "anteciparam" o momento atual... Me parece que o mercado imobiliário, mesmo em renda variável, está se valendo de uma dita maior segurança para se manter estável no momento mais conturbado... Pelo menos por enquanto é isso que está acontecendo...

Estou acompanhando de perto para então tirar conclusões mais assertivas...

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

Cordeiro_lu
Em resposta à esta mensagem postada por Marcelo781
Poderia informar quais fundos você investe e por quais motivos? Uso a easynvest para renda fixa eles não cobram taxa alguma mas para renda variável as taxas não são baixas. Poderia informar qual corretora usa e os valores cobrados? Obrigado e bons investimentos a todos nós.

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

investidorderisco
Administrador
Utilizo a directainvest (que não está mais aberta para novos clientes)... saí da easyinvest justamente pela taxa mensal cobrada para investimentos em ações e fundos imobiliários... Pelo que pesquisei, atualmente a corretora mais barata é a do Banco Modal... Mas nunca trabalhei com ela e não tenho como dar opinião a respeito...

Não posso citar aqui minha carteira de fundos imobiliários, pois não tenho controle de como isso seria interpretado pelos leitores... Ainda não sou autorizado pela CVM a dar indicações diretas... Enfim, se quiser ajuda neste sentido me envie um email: investidorderisco@hotmail.com

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

RG iniciante
Em resposta à esta mensagem postada por Cordeiro_lu
Eu utilizo a Caixa Econômica Federal. Pago 0,25% para ordens abaixo de 3k e 0,20% para ordens acima de 3K. O site não é dos melhores. Direto dá problemas para entrar...   Para mim a maior vantagem é que o dinheiro sai/entra direto da minha conta corrente. Não tenho que ficar fazendo/pagando TED.

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

RG iniciante
Alguém sabe o motivo do BRCR11 está praticamente sem negociação? Apenas 130k negociados hoje até agora é muito pouco para este fundo!

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

investidorderisco
Administrador
Realmente hoje o volume foi menos da metade da média de negociação diária...

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

RG iniciante
Em resposta à esta mensagem postada por investidorderisco
Tesouro Direto subindo e FII descendo.
Onde aplicar? Que dúvida!
Penso que com 500k aplicados em FII dá para ficar tranquilo o resto da vida (lógico que não pode ser a única fonte de renda).
Estou pensando seriamente em aumentar a exposição em FII, só que outra dúvida surge.
Será que vai baixar ainda mais?
Parece que os FII estão num valor mínimo equilibrado de negociação, onde apenas pequenas variações ocorrem (exceto pontualmente em caso de aumento de vacância, ou outro evento inesperado onde as cotas de um ou outro fundo despencam).
Digo que está em um valor mínimo, pois de tudo que anda acontecendo os FII ficam mais ou menos no mesmo valor. Penso que mesmo que ocorra consideráveis eventos políticos e/ou econômicos, os FII continuariam sendo negociados mais ou mesmo no mesmo valor ora negociado.
Qual a opinião dos colegas?

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

investidorderisco
Administrador
Considero uma boa hora para aportar nos FII's também... Sugiro ir comprando aos poucos e fazendo um bom preço médio até que os FII's atinjam um percentual de participação na sua carteira condizente com seu perfil de risco e seu planejamento...

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

MA_RJ
IR, Boa Tarde e Parabéns pela iniciativa do blog e do fórum que são de  muita valia para nós.
Tenho uma dúvida, com relação a alocação de recurso / perfil e sei que ainda  não pode efetuar recomendações por conta das burocracias.  Mas poderia dar uma idéia de alocação considerando um perfil e um perfil moderado.

Mais uma vez parabéns e obrigado !

Re: Fundos de Investimento Imobiliário

investidorderisco
Administrador
Esta mensagem foi atualizada em .
Além do perfil do investidor, esta distribuição depende bastante do planejamento financeiro individual de curto, médio e longo prazo... Não é uma definição exata, mas em linhas gerais poderia ser:

Perfil Conservador:
50% - Renda Fixa pós-fixada (LFT/CDB/RDB/LC/LCI/LCA)
30% - Renda Fixa atrelada à inflação (NTN-B/NTN-B Principal)
15% - FII / Imóveis
05% - Ações / Participações societárias

Perfil Moderado:
40% - Renda Fixa pós-fixada (LFT/CDB/RDB/LC/LCI/LCA)
30% - Renda Fixa atrelada à inflação (NTN-B/NTN-B Principal)
20% - FII / Imóveis
10% - Ações / Participações societárias

Perfil Agressivo:
20% - Renda Fixa pós-fixada (LFT/CDB/RDB/LC/LCI/LCA)
20% - Renda Fixa atrelada à inflação (NTN-B/NTN-B Principal)
30% - FII / Imóveis
30% - Ações / Participações societárias
1234 ... 36